top of page

LAUDO

Laudo v200106_A.png

Laudo de Verticalidade atesta a situação do prumo de uma estrutura vertical.

Este é o modelo do nosso Laudo. Êle pode ser personalizado, caso o cliente deseje.

Características:

  • Condensado: contém todas as informações necessárias à Operadora, ocupando apenas 3 páginas, no formato A4;

  • Simples visualização. Os 13 gráficos mostram a situação da verticalidade, sem necessidade de analisar os dados resultantes dos cálculos;

  • O resultado da análise dos dados, está explícito no final do Laudo, e é automático.

  • Completo: os resultados numéricos dos cálculos estão disponíveis nas 3 páginas;

  • Automático: preencha apenas os dados básicos, e deixe que a planilha resolva o resto. Role a tela para baixo e veja os campos a serem preenchidos.

  • Aprovado: emitidos mais de 500 Laudos das Estruturas Verticais das operadoras OI, Vivo, Nextel, Claro, Tim, e outras.

  • Quadro de Composição das Flechas - mostra os desvios percentuais e em mm de cada módulo, e os acumulados. Um sinal "0" vermelho aparecerá ao lado se exceder o limite.  

  • Os Gráficos permitem uma visualização esquemática rápida da situação da estrutura:

  • o 1º gráfico representa a vista lateral da estrutura (lado 'A'), a partir do 1º ponto escolhido - uma face ou uma quina se for estrutura triangular ou quadrada, ou qualquer posição se for poste redondo. A linha vertical tracejada representa o prumo da estrutura no seu centro. As linhas desenhadas representam o perfil da estrutura visto deste lado. No presente laudo, pode ser observado um pequeno desvio do topo da estrutura para a esquerda da linha de referência (prumo). Observe no laudo que, mais acima no quadro onde foram calculados os DESVIOS do Lado A, está informado que há um desvio à esquerda, confirmando o que podemos ver neste 1º gráfico.

  • o 2º gráfico representa a vista lateral da estrutura (lado 'B'), a partir do 2º ponto escolhido - este, a 120º do lado A, se for torre triangular, ou a 90º nos outros casos (torre quadrangular ou poste). Neste caso, observamos um pequeno desvio à também à esquerda do prumo, o que pode ser confirmado pelos cálculos, logo acima.

  • o 3º gráfico é uma projeção, mostrando o tipo de estrutura e as posições dos pontos de visada, LADOS 'A' e 'B',  tudo em relação aos pontos cardeais (rosa dos ventos). Os 2 pequenos triângulos azul e verde, ladeados pelas letras 'A' e 'B', representam as direções de visadas, respectivamente, do lado A e do lado B. O triângulo maior, de cor azul, representa a base da estrutura (torre triangular - sem escala). Para o poste aparecerá um círculo, e para a torre quadrada, aparecerá, um quadrado.

  • os Gráficos 4º ao 8º - representam as vistas de cima de cada seção onde foram feitas as leituras dos ângulos. Os pontos vermelhos (o) representam o centro da seção, e a linha vermelha, o seu deslocamento, em relação ao módulo anterior. A circunferência maior vermelha determina o limite máximo de afastamento do módulo, a partir do centro do módulo anterior. Portanto, se o ponto vermelho estiver dentro da circunferência, o laudo aprovará este módulo.

  • os Gráficos 9º ao 13º - Idênticos aos anteriores, porém mudando as referências para a base da estrutura.

  • RESULTADO: Todo automático. Na página 3, são mostrados os desvios de cada módulo, individual e acumulado. No final do laudo, o texto informa se a estrutura atende ou não ao estabelecido na norma ANSI/EIA/TIA-222-H, inciso 13.3.3.

  • OBS: A planilha é individual para cada Responsável Técnico, e cidade. Ao adquiri-la, o cliente deverá informar seu, número do CREA, e a cidade onde está estabelecido.

Planilha de Campo

planilha de campo

Planilha de Campo01.png
Largura da Base - Torre Tri.png
Largura da Base - Poste.png

PLANILHA DE CAMPO - Como usar:

A 4ª aba do arquivo tem uma página com 2 Planilhas de Campo. Imprima quantas forem necessárias, de acordo com o número de sites que for trabalhar.

- No local do site (com a Planilha de Campo):

    - Anote a data e hora, marque a operadora, marque o tipo de estrutura, anote a altura da estrutura e meça, com uma trena e anote a largura da base, como nas figuras abaixo:

Largura

 <---- da Base ---->

    - Anote a latitude, longitude e altitude.

    - Com uma bússola, faça a leitura do azimute da frente do site.

 Em breve, planilha:
- com número de módulos configurável de 1 a 12;
- desenha as leituras no AutoCad, em 3D, através de script gerado automaticamente.

imagens

Imagens.png

- Leituras dos ângulos - Escolha um local que lhe permita uma boa visão de toda a estrutura, perpendicular a uma das faces ou quina, se for torre, e posicione aí o equipamento para leitura dos ângulos (teodolito ou estação total). Este será denominado LADO 'A'

Faça a leitura e anote na planilha o Azimute do Lado 'A'.

Após os ajustes necessários, aponte a linha de visada para o lado esquerdo da base da estrutura (anote a altura = "0 m") (ou o ponto mais próximo da base - anote a altura), e ZERE o aparelho (00º00'00'') neste ponto.

Em seguida, faça a leitura do lado direito da estrutura, na mesma altura, e anote.

Suba a linha de visada para o próximo módulo e repita as leituras do lado esquerdo e direito.

Distribua as alturas de modo a obter as 6 leituras necessárias para o laudo, finalizando no topo da estrutura. 

Concluído o LADO 'A', escolha outro local, para fazer as leituras do LADO 'B'. Este deve estar a 120º (ou próximo disto) do LADO 'A', se for uma torre triangular, ou a 90º nos outros casos.

Faça a leitura e anote na planilha o Azimute do Lado 'B'.

Repita as leituras dos ângulos, como no lado 'A', respeitando as mesmas alturas anteriores.

Ajuda

AJUDA

Ajuda.png
bottom of page